Índice VR

De acordo com dados fornecidos pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), cerca de 80% do povo brasileiro é afetado pelas dívidas. Seja com cartões de crédito, financiamentos, empréstimos ou qualquer outro motivo, uma dívida pode ser um incômodo constante, e acabar gerando juros, especialmente quando se trata do cartão de crédito.

Possuir prestações é algo comum, visto que somos consumidores de crédito. Apesar disso, é importante ter atenção com as datas de vencimento, e não se enrolar com os gastos no cartão de crédito, pois são os cartões que possuem o maior valor de juros. Porém, se você se encontra em dívida ativa por conta de cartão de crédito, não se desespere! Existem formas de lidar com essa dívida sem gerar maiores problemas. Vem conferir as nossas dicas!

Como começar a reduzir e negociar suas dívidas

Se você possui dívidas, sabemos que pode se sentir ansioso e até mesmo desesperado, porém, essa é uma situação que pode ser resolvida de uma maneira bem menos dolorosa quanto esperamos. Tudo começa, porém, de nós mesmos, com uma melhor organização da nossa renda, cortes de gastos e negociações com as instituições financeiras.

Traremos agora algumas dicas para que você possa começar a reduzir a sua dívida ativa, e se livrar de uma vez por todas dessa preocupação!

Organização

O primeiro passo para começar a sair de qualquer problema, especialmente financeiro, é se organizar. Nesse caso, uma planilha com o seu orçamento mensal, com gastos fixos, como aluguel, condomínio, internet, etc., e gastos variáveis, como luz, gás, e mercado. Além disso, anote todos os outros custos que possui, como gastos extras por mês, e também suas dívidas.

Com essa organização feita, é a hora de analisar o quanto você pode separar por mês para quitar as suas dívidas. Comece observando o quanto sobra do seu orçamento após pagar todas as contas mensais. Desse valor, pense quanto você pode disponibilizar para quitar essa dívida.

Para auxiliar nesse processo, é importante estar disposto a cortar gastos. Analise todos os seus gastos não essenciais, e veja onde você pode economizar, guardando um pouco mais de dinheiro para a resolução das suas dívidas.

Negocie sua dívida

É comum que muitas pessoas acabem se assustando com o valor de suas dívidas e decidindo resolvê-las mais tarde. Porém, essa, normalmente, não é a melhor opção, posto que o juro pode fazer com que esse valor ainda cresça – e muito. Portanto, se não possui a quantia para resolver a sua dívida agora, a melhor opção é negociar a dívida com a instituição.

Nesse momento, é importante ter cuidado, pois os juros do cartão de crédito podem ser bem altos. Portanto, nem sempre um grande número de parcelas é a melhor opção. Após a negociação, é recomendado que cesse o uso dos cartões, até a finalização do pagamento. Assim, você evita criar novas dívidas e se enrolar ainda mais.

Além disso, durante a negociação, é importante estar sempre atento à possibilidade de juros abusivos serem cobrados. Continue lendo o artigo, e entenda mais sobre os juros abusivos, e como você pode evitá-los!

Juros abusivos no cartão de crédito

Que o cartão de crédito possui juros altos, já sabemos. Porém, esses juros, assim como todos, possuem um limite, e conhecer esse limite é de extrema importância quando negociamos uma dívida de cartão de crédito! Caso exista a cobrança de um juros abusivo, é possível fazer uma revisão da sua dívida, e a cobrança desse juros será cancelada, e o valor cobrado por ela será estornado. Mas como saber se estou sendo cobrado com juros abusivos? Vem com a gente que te explicamos!

O que são os juros abusivos?

Os juros abusivos são os juros cobrados pelas instituições que excedem o valor limite estipulado pelo Banco Central. Esse valor é alterado de tempo em tempo, e é importante sempre estar atento a ele. Caso você tenha uma dívida, e não tenha certeza de qual é o valor de juro que está sendo cobrado, é possível entrar em contato com a instituição financeira e requisitar essa informação.

Percebendo os juros abusivos em seu contrato

Para saber se o seu contrato possui ou não juros abusivos, você precisará ter seu contrato em mãos. Nele, estará descrito o valor de juros que está sendo cobrado. Caso esse valor seja superior ao permitido pelo Banco Central, está sendo cobrado juros abusivo.

Além disso, é importante analisar outros pontos, como a cobrança de tarifas que não foram contratadas, pois também pode ser considerado abusivo.

Possuo um contrato com juros abusivos, e agora?

Se você realizou uma análise do seu contrato, e percebeu que está em uma situação onde está sendo cobrado com juros abusivos, não se desespere. Entre em contato com a instituição financeira e questione o valor. Caso ela se negue a resolver o problema, você pode procurar o auxílio de um advogado e processar a instituição financeira.

É importante sempre ter em mente que, independente da situação, existem leis para proteger o consumidor, e você não está desamparado.

Dicas para não cair em taxas abusivas

Para evitar acordos que tenham juros abusivos, é importante ler todo o seu contrato, prestando bastante atenção. Caso não entenda algum ponto, peça para que um profissional te auxilie.

Além disso, é importante sempre pesquisar sobre a instituição financeira antes de realizar um contrato. Dessa forma, você pode saber se ela possui muitas reclamações relacionadas a cobrança de juros abusivos, e pode optar por uma instituição que seja mais confiável.

Razões para quitar as dívidas o mais rápido que puder

Como foi dito anteriormente, as dívidas, especialmente as com juros altos como o cartão de crédito, podem acabar se tornando uma bola de neve quando não damos a devida atenção. Por isso, é extremamente importante tentar quitá-las o mais rápido possível. Isso evitará problemas futuros, e também pode te ajudar a economizar uma boa quantia de dinheiro, que seria gasto em juros.

Estou com o nome sujo, e agora?

Se você está com o nome sujo, e deseja limpar, será necessário negociar a sua dívida com a empresa em questão. Caso tenha dúvidas sobre como realizar essa negociação, recomendamos que procure o auxílio de um profissional da área, que pode te dar dicas valiosas!

0 0 Votos
Classificação do artigo
Inscreva-se
Notificar de
2 Comentários
Mais antigo
O mais novo Mais votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
4 meses atrás

Cartão de crédito conseguinado ( RMC)
.

Rolar para cima

Fale com um especialista

Preencha seus dados e em breve um de nossos especialistas entrará em contato.

 

Acesso ao sistema

Cliente essa é sua área exclusiva, acesse o sistema da VR advogados e acompanhe cada etapa do seu processo atendido por nossa equipe.