Introdução
O Pix, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central do Brasil, é uma ferramenta extremamente útil e segura. No entanto, como qualquer ferramenta, ele também pode ser usado para cometer crimes, passando a ser terreno fértil para golpistas.
Se você já foi, ou for, vítima de um golpe do desse tipo, é importante saber que você tem direito a ser ressarcido. O Banco Central criou um mecanismo especial para ajudar as vítimas de fraudes, o MED, Mecanismo Especial de Devolução.
Como solicitar o ressarcimento?
Para solicitar o ressarcimento, você deve seguir os seguintes passos:
1 – Comunique o golpe ao seu banco: O primeiro passo é entrar em contato com a instituição financeira de onde o Pix foi enviado. Explique o que aconteceu e solicite o bloqueio do dinheiro na conta de destino.
2 – Registre um boletim de ocorrência: O boletim de ocorrência (B.O.) é um documento oficial que comprova que você foi vítima de um crime. Você pode registrar o B.O. em qualquer delegacia.
3 – Envie a documentação ao seu banco. Após registrar o B.O., você deve enviar uma cópia dele ao seu banco. Você também deve enviar uma cópia do comprovante da transação Pix.
Após receber a documentação, o seu banco terá até 30 dias para analisar o seu pedido. Se ele for aprovado, o banco fará o ressarcimento do valor da transação.
O que fazer para aumentar as chances de ressarcimento?
Ao solicitar o ressarcimento, existem algumas coisas que você pode fazer para aumentar as chances de ter o seu pedido aprovado:
1 – Comunique o golpe o mais rápido possível. Quanto antes você comunicar o golpe, maiores são as chances de o banco conseguir recuperar o dinheiro.
2 – Forneça informações completas e precisas. Certifique-se de fornecer todas as informações necessárias para que o banco possa analisar o seu pedido.
3 – Acompanhe o andamento do seu pedido. Ligue para o seu banco para saber o status do seu pedido.
Aprenda a se prevenir
A melhor maneira de evitar ser vítima de um golpe do Pix é tomando certas precauções, já que na maior parte das vezes os golpistas se aproveitam de distrações e até de certa inocência por parte dos usuários do serviço. Aqui estão algumas dicas importantes:
1- Sempre verifique se a chave Pix é válida, e qual a validade da chave no site do Banco Central.
2- Não envie Pix para pessoas que você não conhece. Se você não conhece a pessoa para quem está enviando o Pix, verifique se ela tem um perfil nas redes sociais ou um site. Se possível entre em contato com ela por telefone ou chamada
3- Não clique em links ou abra anexos de e-mails, ou mensagens suspeitas. Esses links ou anexos podem conter malware que podem roubar suas informações pessoais.
Conclusão
Seguindo essas dicas, você aumenta as suas chances de recuperar o dinheiro perdido neste tipo de golpe. Lembre-se, prevenir é sempre melhor que remediar, mas caso você tenha sido enganado, não se culpe, mas busque um apoio jurídico, se necessário.